SISTEMA DE MONITORAMENTO E DETECÇÃO DE ESTRO E DOENÇAS EM ANIMAIS, MÉTODO DE DETECÇÃO DE ESTRO E DOENÇAS EM ANIMAIS E DISPOSITIVO DE AQUISIÇÃO E ANÁLISE DE IMAGENS TÉRMICAS
Monitoramento de rebanhos para identificação de animais com doenças ou estro
Para a identificação do estro, existem diferentes técnicas, a principal e provavelmente a mais antiga é a observação visual do comportamento e dos sinais emitidos pelo animal. Outra técnica utilizada é o uso de rufiões que podem ser tanto de animais machos tratados cirurgicamente, assim como fêmeas androgenizadas. Já as técnicas eletrônicas disponíveis baseiam-se em medidas de diferentes tipos de sensores como: movimentação (pedômetro), sensores de monta, de temperatura, de pressão e de mudança da resistência elétrica nas secreções de trato reprodutivo. Todas as técnicas descritas têm eficiência limitada e muitas vezes são utilizadas com outros diferentes métodos para aumentar a eficiência da detecção. Já para a mastite, a principal característica utilizada atualmente é a alteração da contagem de células somáticas (CCS).
Desenvolvido na Unicamp um novo método para auxiliar a identificação de anomalias, como por exemplo, o estro e a mastite, sem contato direto com o animal, de maneira rápida e não invasiva. O método utiliza técnicas de inteligência artificial e termografia para tratar dados de temperatura do animal, que podem indicar casos de cio e/ou mastite, auxiliando o produtor a identificar os animais que estão no cio ou com determinada doença de maneira assertiva. Desenvolvido ainda um dispositivo de aquisição de imagens térmicas que permite analisar as imagens, exibir o resultado da análise, gerenciar seu funcionamento de acordo com informações recebidas, receber um sinal com informações do animal, detectar a presença e identificar o animal.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
Coleta de dados sem contato direto com o animal
Identificação rápida e não invasiva
Auxílio no controle da reprodução dos animais
INVENTORES:
Leandro Tiago Manera
custom_icon=”6465″]