EQUIPAMENTO, BASEADO EM MICRO-ONDAS, REDUZ USO DE ADITIVOS EM ALIMENTOS
Invenção se mostrou eficiente em grãos, cereais e farinhas ao auxiliar no controle das propriedades dos alimentos por meio da redução/eliminação do uso de aditivos
Como o Brasil não produz trigo em quantidade suficiente para utilização em bolos e biscoitos, e também não importa o grão com as características adequadas para tal finalidade, a indústria realiza misturas da farinha de trigo com amidos, aditivos e/ou coadjuvantes tecnológicos para obter produtos dentro dos parâmetros de qualidade exigidos pelo consumidor.
Atentos a esse cenário, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um equipamento, baseado em microondas, para controlar as propriedades físico-químicas de alimentos.
O equipamento possibilita a diminuição ou, em alguns casos, a eliminação do uso de aditivos em farinhas de trigo, visando sua adequação para diferentes usos industriais. A invenção se mostrou eficiente ainda para a utilização em alimentos diversos, principalmente em grãos, cereais e farinhas, que podem estar em estado líquido, sólido, em pó ou em suspensão.