Análise Espectroscópica de Gases por Transflectância
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO
Facilmente ajustado
Aplicação em diversos tipos de amostras
Redução de custo por análise
Célula permite que gases e compostos voláteis sejam medidos em espectrômetros portáteis
O mercado de espectrofotômetros tem passado por um aumento na procura por equipamentos portáteis devido ao seu custo-benefício. Mas esses aparelhos possuem limitações quanto ao tipo de amostras aos quais eles podem ser aplicados, pois, seus arranjos ópticos permitem apenas realizar medidas no modo de refletância difusa, em geral adequado para o uso em amostras sólidas e, apesar de ser possível adaptá-los para medir líquidos, sem o uso de acessórios não é possível analisar gases e compostos voláteis.
A presente tecnologia busca resolver este problema, por meio de uma célula para análises espectroscópicas de gases e compostos voláteis projetada para realizar medidas em modo de transflectância da radiação, de fácil adaptação em espectrofotômetros portáteis e de bancada.
Os testes realizados, além de comprovarem a viabilidade da célula em espectrofotômetros portáteis, demonstraram considerável redução de custo por análise, o que possibilita a aplicação em medidas de campo, chão de fábrica e em locais onde ocorre a troca de custódia dos gasodutos.
INVENTORES
Jarbas José Rodrigues Rohwedder
• Graduação (1986), mestrado (1990) e doutorado (1995) e livre docência (2005) em Química pela Universidade Estadual de Campinas
• Professor associado da Universidade Estadual de Campinas
Rafael Luís Ribessi
Instituto de Química – Unicamp
Rafael Di Lázaro Gaspar
Instituto de Química – Unicamp
Eduardo Maia Paiva
Inventor Independente