Parceria de desenvolvimento
Dispositivos microfluídicos são sistemas que controlam pequenas quantidades de fluido. Dentre eles incluem-se as microbombas eletromagnéticas, que são projetadas para bombear pequenas quantidades de fluidos (em geral na faixa de microlitros a picolitros). Elas são acionadas por forças eletromagnéticas, ou seja, a energia elétrica aciona mecanismos para impulsionar o fluido pelo seu sistema microfluídico. Suas aplicações são comuns em numerosas áreas, como biologia, química, medicina, análise clínica, diagnóstico, física, entre outras.
Microbombas acionadas eletromagneticamente já existem, mas apresentam limitações quanto às suas vazões mínimas e à sua portabilidade. Visando contornar essas restrições, um grupo de pesquisadores da Unicamp desenvolveu uma microbomba de diafragma com atuação eletromagnética com capacidade de proporcionar vazões menores do que as que atuam de forma pneumática.
O dispositivo pode ser utilizado em aplicações que demandam o bombeamento de quantidades menores de líquidos e, além disso, apresenta uma portabilidade relativamente simples, necessitando de pouco espaço e sendo facilmente integrada a outros dispositivos.
Para proporcionar esses avanços, os pesquisadores desenvolveram um processo de produção e um novo componente para ser integrado à microbomba cujas propriedades mostraram-se benéficas para o alcance dos objetivos desejados.
Aplicações
O dispositivo desenvolvido tem potencial de aplicação em diversas áreas, como biologia, química, medicina, análise clínica, diagnóstico, física, entre outras.
Problema Solucionado
A microbomba eletromagnética desenvolvida tem capacidade de proporcionar vazões menores do que as oferecidas por outros dispositivos, além de ter maior portabilidade em relação às já existentes.
Vantagens
Proporciona vazões menores do que as de outros dispositivos
Maior portabilidade de uso, sendo facilmente integrada a outros dispositivos
Maior potencial de usos e aplicações em virtude das vantagens agregadas
INVENTORES
Eurípedes Guilherme de Oliveira Nóbrega
Faculdade de Eng. Mecânica
Centro de Componentes Semicondutores e Nanotecnologias (CCSNano)
Faculdade de Eng. Elétrica e de Computação
527_microbomba
Processo para a produção de uma membrana de poliuretano-acrilato, membrana de poliuretano-acrilato, uso da mesma, processo de produção de uma microbomba de diafragma com atuação eletromagnética e microbomba de diafragma com atuação eletromagnética
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas