A invenção propõe a produção de lipídeos através da interesterificação enzimática com lipases microbianas utilizando óleos e gorduras vegetais provenientes da Amazônia
Óleos e gorduras vegetais provenientes de plantas são muito utilizados como matéria-prima na indústria de alimentos, cosméticos e fármacos. Porém, devido a suas propriedades físicas, químicas e nutricionais apresentarem certas limitações, sua utilização direta em grande escala não é atrativa, sendo necessário realizar modificações (química ou enzimática) em suas estruturas afim de tornar viável sua utilização em escala industrial.
Com o novo processo foram obtidos substâncias inéditas com características semissólidas, algo muito desejado pelas indústrias de alimentos, de cosméticos e farmacêutica. A invenção representa um avanço técnico em relação a potencialização de sua atividade como antimicrobiano e/ou antioxidante, além de apresentar maior quantidade de TAGs saturados em comparação à mesma composição não interesterificada.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
Redução de gorduras saturadas e trans na produção de alimentos
Característica semissólida. Desejo das indústrias de alimentos, cosméticos e farmacêutica
Utilização de matéria-prima nacional (Amazônia)
Promove a atividade antimicrobiana e antioxidante