Arquitetura de microprocessador utiliza circuitos PUF para autenticação e verificação de integridade de código e de dados de linhas de memória cache
A inserção de código malicioso em sistemas de computação, por exemplo corrupção de sistemas, quebra de direitos autorais e licenças, roubo de dados pessoais e bancários, é atualmente um problema comum e frequente. Sistemas embarcados simples como máquinas de cartão de crédito, computadores de bordo de automóveis e até mesmo marca-passos costumam ser os mais vulneráveis, uma vez que não possuem poderio computacional para execução de uso de softwares antivírus, anti-malware, geralmente usados na prevenção destes problemas.
A nova arquitetura segura de autenticação e verificação de integridade de linhas de memória cache por meio de PUFs para sistemas embarcados evita a inserção de código malicioso nestes sistemas. Ela protege a integridade de código e dados e possibilita a detecção de qualquer eventual alteração nos programas, incluindo o próprio sistema operacional quando presente. Além de garantir a segurança, também permite a atualização de dados na memória por programas que forem autenticados, preservando a confiabilidade do sistema.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS E CARACTERÍSTICAS DA INVENÇÃO:
Arquitetura de autenticação e verificação por meio de PUFs para sistemas embarcados
Evita inserção de código malicioso
Protege a integridade de código e dados
Aplicação no campo de sistemas de computadores, segurança da informação