Software pediátrico auxilia no atendimento de pacientes com malformações urológicas
Tecnologia realiza a representação personalizada das vias urinárias do paciente, permitindo avaliar a progressão da doença
Um aplicativo para auxiliar o atendimento de crianças com malformações urológicas foi desenvolvido por pesquisadores das Faculdades de Ciências Médicas (FCM) e de Tecnologia (FT) da Unicamp. A ferramenta realiza uma representação personalizada das vias urinárias do paciente, permitindo aos profissionais a avaliação da progressão ou melhora da doença.
Para o desenvolvimento da tecnologia, os inventores confeccionaram um banco de imagens com ilustrações de várias anomalias do sistema urinário pediátrico, subdivididas nas unidades rim/pelve renal, ureter e bexiga. Dessa forma, é possível selecionar uma das diversas opções para montar uma representação das anomalias urológicas do paciente em questão.
O software realiza sua avaliação a partir do rim direito, seguindo uma ordem que vai para a pelve e ureter direitos e depois para o rim, pelve e ureter esquerdos, finalizando na bexiga. Adicionalmente, ele permite incluir informações complementares por meio de caixas de texto disponibilizadas para cada unidade do trato urinário avaliada, como resultados de exames ou informações clínicas relevantes.
Ao final da avaliação, é gerada uma imagem em PDF com a ilustração correspondente às opções escolhidas pelo usuário. Dessa forma, além de facilitar o atendimento do urologista, ele permite o compartilhamento de informações com especialistas que não estão cuidando diretamente do paciente, bem como a explicação didática das alterações causadas pela malformação para a própria criança ou seus pais.