Pesquisadores da Unicamp desenvolvem software para análise de cenários de risco baseados em diagramas Bow Tie e inteligência artificial
O diagrama Bow Tie é uma ferramenta de análise de risco da ocorrência de eventos e de suas consequências, cujo diagrama lembra uma gravata borboleta (daí o seu nome). Em suas análises ele considera dados relativos às ameaças e às barreiras à ocorrência de um evento e representa a probabilidade de ocorrer um evento topo (acontecimento crítico), bem como a intensidade de suas consequências. Por isso, esse diagrama costuma ser usado, por exemplo, em análises de riscos de cenários de acidentes em operações de engenharia.
Para representar virtualmente um diagrama Bow Tie, pesquisadores da FEQ-Unicamp desenvolveram um programa de computador com uma interface gráfica, na qual o usuário é capaz de manusear os dados (inputs) referentes às frequências das ameaças e barreiras, bem como do acontecimento crítico e de seus efeitos e consequências.
Com esses dados, o software calcula as frequências do evento topo e suas consequências, que podem ser avaliadas ao longo de séries de tempo. O usuário pode optar por dois métodos para efetuar o cálculo: um convencional, que relaciona os componentes através de portas booleanas (um padrão de hardware a partir do qual todos os circuitos digitais são construídos), ou pelo método de inteligência artificial, que se vale da inferência fuzzy (método usado para uma modelagem conforme a lógica do raciocínio).
Problema Solucionado
O programa supera a dificuldade de criar diagramas Bow Tie virtualmente e a de quantificar as frequências e as consequências de uma acontecimento crítico.
Aplicações
O programa pode ser usado em simulações virtuais para prever os riscos e as consequências de cenários de acidentes.